segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Melo abraça causa do movimento de pessoas com deficiência física

Jaidesson Peres

Membros da Associação Rio-branquense de Deficientes Físicos (Ardef) estiveram reunidos no gabinete do deputado federal Fernando Melo (PT) neste fim de semana para pedir apoio e mais acessiblidade para a categoria. De acordo com eles, as concessionárias não vendem carros populares adaptados, as auto-escolas não adaptam os veículos para aulas práticas de direção e não há vagas exclusivas de estacionamento nas empresas e órgãos públicos para portadores de necessidades especiais.


A Associação solicita ainda empenho dos parlamentares para a aprovação da proposta de criação do Estatuto do Portador de Deficiência. O projeto de lei é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e está em tramitação. A idéia do estatuto é reunir leis e decretos que concedem benefícios, além de propor novidades, como prioridade na tramitação de processos judiciais; programas específicos de educação profissionalizante; tipificação de crimes contra pessoas com deficiência, entre outras.

Tocado pela história de vida e de luta das pessoas presentes na reunião, Fernando Melo afiançou que vai se envolver no movimento e não poupará esforços para cobrar a votação final do projeto de lei de Paim. “A partir de agora, entro nessa briga”, avisou.

O parlamentar também se comprometeu a apresentar ao Orçamento Geral da União de 2011 emenda para comprar um microônibus que ajudará no transporte de pessoas com deficiência. “Vai servir para os trabalhos sociais da nossa entidade”, previu o presidente da Ardef, Robervaldo Rodrigues.

A Ardef reúne cerca de 600 filiados com as mais variadas causas de deficiência física, desde as oriundas de acidentes de carro a tiros. Sua atuação abrange fiscalização do cumprimento dos direitos garantidos por lei nos ônibus, no mercado de trabalho, na saúde pública e nas escolas. Participa de diversos conselhos gestores de políticas públicas, além de oferecer basquete sobre rodas e atletismo paraolímpico a seus filiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário