quinta-feira, 8 de julho de 2010

Emendas de Fernando Melo contemplam oito municípios acreanos



O Presidente da República Luiz Inácio da Silva mandou empenhar 11 convênios das emendas individuais do deputado federal Fernando Melo – PT – Acre. O valor é de R$. 5.240.000,00 (cinco milhões, duzentos e quarenta mil reais) que corresponde a quase a metade das emendas individuais apresentadas pelo parlamentar acreano ao Orçamento da União em 2010. Oito municípios foram contemplados.

A Capital do Estado, Rio Branco, que conta com quase a metade da população acreana foi a beneficiada com a maior quantidade de recursos . O Prefeito Raimundo Angelim [PT] vai administrar dois milhões de reais com o Ministério da Defesa através do programa Calha Norte . O Objeto do convênio é o de fortalecer a agricultura familiar com a aquisição de equipamentos agrícolas para fomentar a produção agrícola na comunidades do município.

O prefeito Wagner Sales [PMDB] de Cruzeiro do Sul foi contemplado com um milhão de reais para fortalecer o setor produtivo do Vale do Juruá. Segundo Melo, esses recursos irão fortalecer o segmento mandioqueiro da região onde a cadeia produtiva da mandioca é a mais expressiva do Estado e se fabrica a melhor farinha de mandioca do mundo.

Santa Rosa do Purus e Jordão, os dois municípios com os menores IDH do Estado, foram contemplados com recursos para aquisição de barcos. As duas cidades são isoladas e as principais vias de acessos são pelos rios e igarapés.

O município de Plácido de Castro, que fica cerca de 100 Km da capital Rio Branco, foi contemplado com dois convênios, totalizando o valor de 550 mil. Um no de 250 mil reais para a aquisição de um ônibus que vai transportar estudantes universitários carentes que estudam em Rio Branco; o segundo foi no valor de 300 mil reais destinado para construção de uma ponte na zona rural do município. Essa obra vai facilitar o escoamento da produção agrícola tendo em vista que a antiga ponte foi derrubada há mais de dois anos.

A comunidade organizada do município de Epitaciolândia pediu e foi contemplada com um trator de esteira para abertura e beneficiamento de ramais. Quatrocentos mil reais foi o valor que o prefeito José Ronaldo conveniou com o Ministério da Defesa.

Mâncio Lima que disputa a liderança com Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves como o município que produz a melhor farinha, ganhou 100 mil reais para compra de Kits para casa de farinha que serão adquiridos pela prefeitura e distribuídos as colonos mais necessitados.

O município mais bem planejado em termos de estrutura urbana, Acrelândia, conhecido como a capital do Abunã foi contemplada com 990 mil reais para pavimentação de cerca de 4 Km de ruas.

Para o deputado Fernando Melo essa é mais uma vitória do seu mandato que soube definir as prioridades de cada região e de cada município. “Ouvimos as reivindicações das lideranças locais (prefeitos, vereadores, líderes comunitários) e depois fizemos o enquadramento orçamentário preciso. Pedimos para os prefeitos apresentarem as propostas e diligenciamos junto a Presidência da República e nos ministérios ligados aos projetos. Nossa assessoria em Rio Branco e Brasília foi imprescindível para êxito até aqui alcançado”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário