quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Produtor de Acrelândia é grato ao apoio de Melo

João de Almeida, o Jango, é gaúcho de nascimento, mas acreano de coração. Ele destaca o apoio do deputado.

MONTEZUMA CRUZ



O agricultor João de Almeida, 47 anos, o Jango, manifestou esta semana a sua confiança no trabalho do deputado Fernando Melo (PT) e falou das necessidades mais urgentes dos moradores da zona rural de Acrelândia.

Também se disse disposto a apoiar candidatos progressistas, capazes de impulsionar o município em diferentes setores. Entre os nomes, ele cita o do dentista André Maia, que concorre a uma vaga à Assembléia Legislativa.

Principais trechos da entrevista:

Onde o senhor nasceu e como veio para o Acre?

Sou de Tenente Portela, Rio Grande do Sul. Saí de lá nenê, fui para Santa Helena (PR), depois para o Projeto Sete Quedas, do Incra, em Mato Grosso do Sul. De lá eu rumei para o Acre. Fui para Plácido de Castro e em 1981, quando Acrelândia ainda não era município. Sou de Acrelândia, um acreano de coração.

Como foi a sua chegada?

Vim casado e comecei a formar lavouras. Temos cinco filhos e já ganhei dois netos, também acreanos. Nos dez hectares que consegui no Projeto Orion, a 18 quilômetros de Acrelândia, plantei milho, feijão e banana. Acho que o município está bem melhor na agricultura. Com esse apoio da emenda do deputado Fernando Melo, a Embrapa fez convênio com a prefeitura e levou os tratorzinhos para lá. É bem possível que o próximo ano traga bons resultados na agricultura. O Senar vai apoiar na formação da mão-de-obra.

O que é preciso para melhorar a zona rural de lá?

Em primeiro lugar, a saúde. Essa deve ser prioridade mesmo! Essa é a nossa grande queixa da prefeitura: o povo chega de madrugada para arranjar lugar na fila do atendimento. É uma judiação enfrentar essa dificuldade. Na educação também precisamos melhorar, porque o projeto fica longe da cidade: André Maia pode defender para nós uma escola com todas as séries. Esse é o projeto ideal.

A eleição de candidatos realmente comprometidos com o campo facilitaria isso?

Acho que tudo o que os agricultores querem depende mesmo da vontade política dos deputados e do governo. Se Fernando Melo e André Maia se comprometem a ser bons políticos, o que a gente já percebeu com o trabalho do primeiro, eles encontrarão apoio e condições de se ligar na política de verdade.

O que é “política de verdade”?

Fernando Melo demonstrou que é capaz de enxergar as necessidades dos pequenos agricultores e dos municípios que ainda não tinham assistência técnica, pesquisa, apoio direto dos órgãos públicos. No caso do dentista André Maia, vejo nele uma pessoa da área da saúde que já teve a oportunidade de exercer cargo (foi secretário municipal de saúde no Quinari) e sabe onde o nosso calo aperta. Eu acredito na vontade política deles, por isso, nossa família e muita gente de lá, nós todos, vamos dar apoio a ele e a Fernando Melo.

NOTA

Embrapa é a sigla da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Senar é Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário